Se você não conseguir visualizar esta mensagem corretamente, acesse esse link.


CURSO PROJETO AGENTES DA CIDADANIA LGBT


Duração: 01 ano a partir de junho de 2013

Objetivo Geral

Contribuir para a promoção dos direitos humanos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) nas políticas públicas do município de Curitiba e do estado do Paraná.

Objetivos Específicos

1. Ao final de 01 ano, ter 150 formadores(as) de opinião sensibilizados(as) e capacitados(as) na articulação de políticas públicas municipais (Curitiba) e estaduais (Paraná) de promoção da cidadania LGBT.
2. Ao final de 01 ano, ter 40 jovens LGBT sensibilizados(as) e capacitados(as) na articulação de políticas públicas municipais (Curitiba) e estaduais (Paraná) de promoção da cidadania LGBT.
3. Ao final de 01 ano, ter elaborado e disponibilizado 03 subsídios didáticos práticos para a sensibilização e atuação de formadores(as) de opinião sobre políticas públicas afirmativas para a população LGBT.

Atividades

1) Capacitações
- Realização de 10 capacitações (16 horas cada) para 150 formadores de opinião, gestores públicos e defensores de direitos humanos (15 por capacitação)
- Realização de 4 capacitações (40 horas no decorrer de um mês) para 40 jovens LGBT (10 por capacitação)

Resumo dos conteúdos das capacitações:
- História, princípios, marcos e diretrizes dos direitos humanos, incluindo enfoque em LGBT: Declaração Universal dos Direitos Humanos, Constituição Federal, Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, Princípios de Yogyakarta, Programa Nacional de Direitos Humanos III, Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, Deliberações da II Conferência Nacional LGBT e das Conferências Municipal e Estadual.
- História do movimento LGBT e de Travestis e Transexuais
- Políticas públicas para LGBT, com enfoque no Sistema de Promoção e Defesa de Direitos e Enfrentamento à Violência contra LGBT
- Atuação em instâncias de controle social e tomada de decisão sobre políticas públicas, com ênfase em ações afirmativas para a população LGBT
- Funcionamento e utilização dos equipamentos públicos de promoção e defesa dos direitos humanos, incluindo o serviço Disque 100.
- Parcerias com outros movimentos e instituições voltados para os direitos humanos

2) Elaboração de material de divulgação / apoio
- Elaboração e distribuição de 01 guia sobre políticas públicas afirmativas, 01 site e 01 vídeo.
- O vídeo, o guia e o site conterão subsídios aprofundados baseados nos conteúdos dos cursos e outras informações pertinentes para servirem de subsídio didático prático para a sensibilização e atuação de formadores(as) de opinião sobre políticas públicas afirmativas para a população LGBT.
- O vídeo deverá ter 30 minutos de duração e ter janela com interpretação em libras.
- O guia terá 100 páginas. Terá uma versão "acessível" para pessoas com deficiência visual.

Resultados esperados

150 formadores de opinião, gestores públicos e defensores dos direitos humanos, mais 40 jovens LGBT, capacitados em Direitos Humanos com enfoque em LGBT.
Um Guia, Vídeo e Site servindo de subsídio didático prático para a sensibilização e atuação de formadores(as) de opinião e outros atores sociais sobre políticas públicas afirmativas para a população LGBT.

Financiamento: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Inscrições

A inscrição deve ser feita através do envio do arquivo (clique aqui) de inscrição devidamente preenchido, para o email: assessoria@oabpg.or.br.






VALORIZAÇÃO, DEFESA E PARTICIPAÇÃO
DOS ADVOGADOS

.